Ínicio > Constituição e Objeto Social

A associação surgiu da iniciativa de um grupo de nove pessoas, em torno de uma ideia relacionada com as enormes carências sociais existentes na Freguesia de Almancil, especialmente no que se referia à ausência de equipamentos sociais.

A ASCA comprometeu-se, no capítulo I dos seus estatutos a desenvolver a sua actividade sem fins lucrativos, tendo como objectivo a promoção dos diferentes grupos etários desta freguesia, no que concerne aos aspectos sociais, económicos, culturais e desportivos, sendo este o seu objecto social.

Em Novembro de 1993, a Associação Social e Cultural de Almancil, foi reconhecida pelo Poder Central como de Utilidade Pública.

Para a criação do seu projecto social, comprometeu-se a implementar um conjunto de valências sócio-culturais, nomeadamente, um Centro de Dia para a terceira idade, um Lar de Idosos, Serviços de Apoio Domiciliário e Apoio Domiciliário Integrado, uma Creche/Jardim de Infância e um Centro ATL bem como a contribuir para a formação dos cidadãos através de actividades didácticas, culturais e desportivas tendo como finalidade a integração social plena do indivíduo.

A Associação Social e Cultural de Almancil é composta por sócios singulares ou colectivos, residentes e não residentes na Freguesia de Almancil. Existem duas categorias de sócios, sócios honorários, pessoas singulares ou colectivas que através de serviços prestados ou donativos tenham contribuído de forma relevante para a realização dos fins a que se propõe a instituição e como tal reconhecidos e proclamados pela Assembleia Geral e sócios efectivos, pessoas singulares ou colectivas que se propõem colaborar nos fins da associação obrigando-se ao pagamento de uma quota cujo montante é fixado por aquela assembleia e aos demais deveres e regras estatutárias.